ÁREA DOS PAIS E RESPONSÁVEIS
Volta às aulas: chegou a hora de recomeçar... Você está preparado?
Você sabe qual o objetivo da reunião de pais e professores?
O
interesse pela educação de crianças e adolescentes é o elo mais forte
que pode existir entre pais e escola. Por isso, reservar na agenda o
horário das reuniões convocadas pela instituição de ensino e ir a elas
preparado para participar é uma tarefa fundamental ao longo dos anos de
formação escolar dos filhos.
Trata-se de uma oportunidade para
entender melhor o clima organizacional do local onde eles estudam,
conhecer os professores. As reuniões pedagógicas ajudam a desmitificar a
escola e a aproximar pais e docentes.
Essa aproximação abre espaço para a
troca de informações sobre como a educação é conduzida em cada
ambiente. É necessário alinhar o discurso entre casa e escola. Se uma
puxa para um lado e a outra, na direção oposta, a criança ou o
adolescente ali no meio sofre. A formação de uma pessoa é um processo
que não tem fim. A família começa e a equipe do colégio dá continuidade,
como um reforço. Todos trabalham juntos para que os estudantes tenham o
melhor acompanhamento possível.
Há que se lembrar que, para aproveitar ao máximo as reuniões, é preciso se comportar de maneira adequada à situação.
Saber que os pais vão às reuniões deixa os filhos mais seguros e com a noção de que seu desenvolvimento realmente tem importância. |
Professora Marcela em Reunião |
Reunião com a Professora Cidinha |
Professora Elizeth |
Professora Valéria em Reunião |
Reunião com a professora Guaraneia |
Diretora Nilce em Reunião com Pais |
As crianças gostam de ver seus pais na escola e ficam felizes quando eles vão às atividades a que são convocados. A participação dos adultos é um dos fatores primordiais para a boa educação infantil
Procure:
- Participar da reunião do começo ao fim.
- Levar suas dúvidas anotadas em um bloco ou caderno, para poder esclarecer todas e não correr o risco de se lembrar de alguma delas no caminho de volta para casa.
- Escutar até o fim eventuais críticas feitas ao seu filho e só então, com calma, argumentar e pedir sugestões de como melhorar o desempenho dele.
- Aceitar com naturalidade elogios feitos ao desempenho de seu filho.
- Usar linguagem adequada para um diálogo sério sobre a educação das crianças.
- Esperar o fim da reunião para falar com o professor sobre alguma questão particular do desempenho do seu filho.
- Abordar o pai ou a mãe de alguma criança com quem seu filho possa ter algum problema de relacionamento após o fim da reunião e com o intermédio do professor.
- Deixar o celular no modo silencioso.
- Contribuir com o relato de alguma experiência caso o condutor da reunião solicite diretamente que você o faça.
Evite:
- Chegar depois do começo ou ir embora antes do fim da reunião. Isso atrapalha seu andamento e demonstra falta de interesse pela educação da criança.
- “Atropelar” quem estiver com a palavra para fazer um comentário ou uma pergunta, mesmo que seja relacionado ao assunto. Espere uma brecha ou levante o braço como indicação de que gostaria de falar na sequência.
- Bater boca com o professor por causa de alguma crítica que tenha sido feita ao seu filho.
- Prolongar o assunto, depois de o professor já tê-lo encerrado, quando seu filho for elogiado. Isso é inconveniente e passa uma imagem arrogante.
- Usar muitas gírias ou palavrões ao se dirigir ao professor e a outros pais.
- Interromper a reunião para falar diretamente com o professor sobre algum assunto particular de seu filho ou de sua família.
- Abordar agressivamente, na reunião ou após seu final, o pai ou a mãe de alguma criança com quem seu filho possa ter algum problema de relacionamento.
- Atender o celular, acessar a internet ou mandar mensagens durante a reunião.
- Reclamar de problemas não pedagógicos da escola (o estacionamento ou a falta dele, por exemplo). Não se esqueça: o foco dessas reuniões é o ensino.
- Tentar alterar a ordem pré-determinada dos assuntos para chegar logo àquele que interesse mais a você.
- Travar uma conversa paralela com pais sentados ao seu lado enquanto outra pessoa fala.
Nenhum comentário:
Postar um comentário